A experiencia com os tomateiros começou 300Km de distância do local onde foram colocados definitivamente. Na varanda foram colocadas a germinar as sementes num antigo terrário de tartaruga, tem de aproveitar tudo.
Aproximadamente uma semana depois lá deu sinal de vida.
Do terrário foram passados para alvéolos e quando atingiram um tamanho que já permitia manusear facilmente foram colocados na terra.
Foram utilizados tubos de rega gota a gota com um espaçamento entre pontos de rega de 50cm. Entre filas ficou um pouco mais de 50cm, mas nas próximas experiencias irei deixar mais, os tomateiros expandem-se lateralmente (pernadas laterais) e nem sempre é na mesma linha de plantação, dificultando os trabalhos de fixação e colheita.
A fixação para manter a verticalidade do tomateiro é assegurada por canas cortadas com aproximadamente 1,2m de comprimento.
Vista geral
Duas semanas após a colocação das canas
Mais três semanas e surgem os primeiros tomates. Também dá para ver em pormenor a fixação do tomateiro ao atilho de borracha que fixa na cana.
Finalmente mais uma semana e surgem os primeiros tomates a passar de verde a vermelho.
Suponho que nas próximas duas semanas vou ter de ir vender isto para o mercado, com 82 tomateiros a bombar…
Conclusões
Nas próximas experiencias, não vou colocar o pacote de sementes todo ao mesmo tempo, é um desperdício.
Em vez de plantar em vaso e depois passar para alvéolos, vou plantar logo nos alvéolos, como já fiz na cultura que estou a fazer com tomate coração de boi.
Deixar mais espaço entre linhas de plantação.
Fazer plantação sequencial ao longo do tempo, de forma a ter tomate ao longo de toda a época e não a enchente de tomate que vou ter agora. Como os franceses consideram o tomate um fruto afrodisíaco… isto promete…
Belíssima postagem...amo tomates...
ResponderEliminarPena estres longe, porque hoje apanhei uns 10 maduros para o jantar, mas para a semana vão ser aos kilos…
EliminarEstão com bom aspeto. Vou trabalhar dia 8 e tenho algum espaço no frigorifico...Ok, eu levo a carteira, não precisas de ir para o mercado.
ResponderEliminarBem, que vais fazer com tantos tomates? Tudo para doce? Posso ajudar se quiseres :))
ResponderEliminar