quarta-feira, 3 de julho de 2013

Protecção individual, recorrendo ao uso de garrafão plástico

As protecções individuais das plantas, tem o objectivo evitar que sejam comidas por animais e também manter a temperatura/humidade. Mas há que ter alguns cuidados senão queremos que elas fiquem cozinhadas antes de tempo.

Primeiro passo, retirar o fundo do garrafão.


No meu caso, como tenho tubo de rega, tenho de abrir duas ranhuras para ele passar


Muito importante, abrir furos laterais, são estes furos os responsáveis pelo controlo de temperatura, trabalha em automático sem precisar de autómato. Também permite a entrada de CO2, necessário para a planta.


O ar quente por ser menos denso, sobe desde que seja reposto ar em baixo, senão devido à diferença de pressão deixa de circular.
Quando está muito calor, o fluxo de ar é elevado, quando a temperatura baixa, o fluxo de ar diminui, contribuindo desta forma para manter mais ou menos constante a temperatura no interior.

Gostava de ter um registador de temperatura de dois canais para poder registar a evolução das temperaturas no interior e exterior ao longo das 24 horas. Acho que era interessante. Se alguém quiser fazer, pode depois partilhar os dados.

4 comentários:

  1. Boa! Este registo é mesmo a tua onda:) gosto imenso desta tua parte, tudo é premeditado, de acordo com a técnica. Parabéns Jorge,é isto que te eleva ao novo rural.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Borboleta, eu gosto de prever tudo.
      Mas às vezes tenho surpresas… E também, por vezes faço experiencias para ver o que acontece, mas sempre de forma a poder no final tirar conclusões.

      Eliminar
  2. Agora ficou bem explicadinho e deve funcionar com garrafas pet de 2 litros também, para pequenos vasos como no meu caso.
    Muito boa explicação!
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Geysa
      Funciona bem com garrafas, até de litro e meio, nos vazos tenho assim.

      Eliminar