terça-feira, 16 de julho de 2013

Experiencia com Tomate cereja

A experiencia com os tomateiros começou 300Km de distância do local onde foram colocados definitivamente. Na varanda foram colocadas a germinar as sementes num antigo terrário de tartaruga, tem de aproveitar tudo.

Aproximadamente uma semana depois lá deu sinal de vida.


Do terrário foram passados para alvéolos e quando atingiram um tamanho que já permitia manusear facilmente foram colocados na terra.


Foram utilizados tubos de rega gota a gota com um espaçamento entre pontos de rega de 50cm. Entre filas ficou um pouco mais de 50cm, mas nas próximas experiencias irei deixar mais, os tomateiros expandem-se lateralmente (pernadas laterais) e nem sempre é na mesma linha de plantação, dificultando os trabalhos de fixação e colheita.


A fixação para manter a verticalidade do tomateiro é assegurada por canas cortadas com aproximadamente 1,2m de comprimento.


Vista geral

 
Duas semanas após a colocação das canas


Mais três semanas e surgem os primeiros tomates. Também dá para ver em pormenor a fixação do tomateiro ao atilho de borracha que fixa na cana.


Finalmente mais uma semana e surgem os primeiros tomates a passar de verde a vermelho.
Suponho que nas próximas duas semanas vou ter de ir vender isto para o mercado, com 82 tomateiros a bombar…

Conclusões

Nas próximas experiencias, não vou colocar o pacote de sementes todo ao mesmo tempo, é um desperdício.

Em vez de plantar em vaso e depois passar para alvéolos, vou plantar logo nos alvéolos, como já fiz na cultura que estou a fazer com tomate coração de boi.

Deixar mais espaço entre linhas de plantação.

Fazer plantação sequencial ao longo do tempo, de forma a ter tomate ao longo de toda a época e não a enchente de tomate que vou ter agora. Como os franceses consideram o tomate um fruto afrodisíaco… isto promete…






4 comentários:

  1. Belíssima postagem...amo tomates...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena estres longe, porque hoje apanhei uns 10 maduros para o jantar, mas para a semana vão ser aos kilos…

      Eliminar
  2. Estão com bom aspeto. Vou trabalhar dia 8 e tenho algum espaço no frigorifico...Ok, eu levo a carteira, não precisas de ir para o mercado.

    ResponderEliminar
  3. Bem, que vais fazer com tantos tomates? Tudo para doce? Posso ajudar se quiseres :))

    ResponderEliminar