quinta-feira, 25 de julho de 2013

Cerejas secas ao sol

Quem não gosta de estar de baixo de uma cerejeira a comer cerejas?



Mas as cerejas não duram para sempre, são sazonais, então como vamos prolongar o prazer de as comer ao longo do ano?
Este ano resolvi fazer uma experiencia nova. Na realidade não foi apenas só uma experiencia no método de conservação, foram várias, mas aqui vou referir a secagem. Se as uvas se podem secar para ao longo do ano se poder saborear as passas, porque não fazer o mesmo com as cerejas?

A experiencia insidio em três tipos de fruto, cereja escura, cereja branca (amarela) e ginja.


A cereja escura por ser mais pequena e a casca macia, tanto com caroço como sem caroço, permitia uma secagem ao sol, sendo o tempo de secagem aproximadamente de três a quatro dias. Convém referir que se apanhou uma época muito quente, em que as temperaturas máximas rondavam os 40ºC.

A cereja branca tem a pele muito mais espeça, depressa se concluiu que com caroço demorava muito tempo a secar. Optou-se por retirar os caroços, facilitando desta forma a desidratação do fruto. Também é muito mais agradável, visto não ter  de se tirar o caroço quando se comer.


Como reciclar é a ordem do dia, a partir de paletes, foram construídos tabuleiros com fundo de rede, para permitir a circulação de ar.

Verificou-se mais tarde que a circulação de ar é mesmo importante, porque no tabuleiro, nas zonas onde tinha apoio por baixo, as cerejas ficavam mais escuras e menos agradáveis que na restante área apenas de rede. É um factor a ter em conta na construção de futuros tabuleiros de secagem.


Para além dos tabuleiros também foram usadas as tradicionais peneiras, muito uteis neste caso.
Em baixo peneira com cereja escura no início da secagem.

Após três dias ao sol, é significativo a contracção do fruto e a alteração da cor.
Há muito mais espaço entre frutos, mas também há menos frutos, porque um homem não é de ferro e sempre que as recolhia à noite tinha de se provar, só para ver se estava tudo bem, nada de gulosice…


As ginjas foram secas com caroço, porque se desfaziam ao retirar e depois de seco ficava muito pouco, só as conservadas em calda ficaram sem coroço, mas isso é para outra conversa.

Ginjas parcialmente secas.



Conclusão:
Deu bastante trabalho retirar todos os caroços, colocar todas as manhãs os tabuleiros e peneiras ao sol e à tarde retirar, mas está a ser muito compensador comer as cerejas secas e espero que se mantenham ao longo do ano.
É uma experiencia a repetir, possivelmente com mais quantidade. É uma forma de conservação que não consome energia durante o armazenamento e neste caso, seca com energia solar, melhor ainda.



Saco para guardar as cerejas

Não é muito grande para não guardar grandes quantidades de modo a não desenvolver humidade. Como é uma experiencia, todos os cuidados são poucos.

17 comentários:

  1. Sempre quis servir de cobaia!
    Podes trazer que eu não me importo de provar, já conheces a minha aptidão para a critica,

    ResponderEliminar
  2. Onde se guardam as cerejas depois de secas, e em que circunstancias, em lugar fresco e seco, em lugar escuro? numa cestinha e em lugar arejado? na adega? no telhado? na masseira? debaixo da cama?
    deixe por favor dados completos a respeito desta interessante experiencia!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondi como acondicionar mais a baixo, no comentário da majo, suponho que seja visível a todos. Se não for volto a escrever aqui.

      Eliminar
  3. Faço varias experiências deste tipo, umas resultam outras não. Todos os anos congelo cerejas e quando preciso vou buscar.. Experimentem secar carne temperada com sal e limão, cortada as tiras e sol durante uns 4 dias. Fica fantástica para se comer acompanhada de umas cervejas... ah esquecia-me, podem por um pouco de piripiri.
    Boa sorte.

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge de Sousa
    Sim, e como acondicionam as cerejas depois de secas? Ia fazer-lhe essa pergunta, mas alguém se antecipou....
    As minhas completam hoje o seu primeiro dia de sol, espero que as vespas não as devorem....
    E cereja em calda, como faz?
    Obrigada e bem haja pela boa ideia que nos deu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O acondicionamento, estou a pensar fazer como nos figos, em sacos de pano. Por agora estão nas caixas pequenas das cerejas, aquelas que dizem Cerejas da Gardunha. Não é bem verdade mas fica na zona. O importante é não ficar guardado num local onde haja a possibilidade de haver condensação, porque irá originar o desenvolvimento de fungos.
      Eu não tive problemas com vespas, mas sim com formigas, mas como os tabuleiros de secagem estavam em cima de bancos, pulverizei os pés dos bancos com repelente e ficou resolvido.
      Quanto às cerejas em calda, se a net do local onde estou colaborar ainda público hoje.

      Eliminar
  5. Obrigada pelas suas informações.
    Já está tudo feito.
    As passas ficaram deliciosas, não sei se chegarão ao frio do Outono, quanto mais ao Inverno ou ao Natal....
    Estou com dúvidas quanto ao acondicionamento. Sobrepostas, num saco de pano, não irão desenvolver bolores e fungos? O pano, parece-me bem, mas a sobreposição....
    Fiz a cereja em calda, mas não sei se ficou bem. Os frascos devem ter vertido porque a água estava mais escura e os frutos ficaram a flutuar. Eu acho que os fechei bem, que estavam hermeticamente fechados, mas se calhar não estavam....
    Também congelei algumas, envolvidas em açúcar. Disseram-me que dá para matar saudades delas lá mais para diante.
    Gostava de deixar aqui uma foto das coisas que fiz mas isto não permite.
    Cumprimentos e obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em casa fizemos uns saquinhos pequenos, (fizemos quero dizer, fez a minha esposa, eu apenas passei o cordão e dei o nó). A ideia é não acumular uma grande quantidade, precisamente para não desenvolver humidade. Já pensei em colocar no interior uns pequenos saquinhos com arroz, visto sem um bom desumidificador.

      Vou colocar fotos no blog com os sacos.
      Pena não dar para colocar aqui a suas, gostava de ver, ainda hoje de manhã tinha comentado com a minha esposa sobre como teria sido o resultado das suas cerejas.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. http://www.flickr.com/photos/31338833@N07/9436699589/

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge Sousa e Esposa

    Deixo acima um link que espero vos conduza à fotografia das minhas habilidades. Se clicarem não vai lá, mas fazendo copiar e colar, já funciona (acho eu).

    Os sacos de pano estão muito giros. Parabéns à esposa pela competência e ao Jorge pela modéstia...

    Amanhã vou decidar-me à costura.
    Mais uma vez obrigada pela partilha.
    Cumprimentos. majo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabens, está espetacular
      Tudo com muito bom aspecto, deve de estar delicioso.
      E a costura como tem corrido?
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Ora cá estão os saquinhos.....
    Cada um contém 250 gr de passas de cereja.
    Está aqui uma produção invejável: 1,370 da cereja vermelha e 770g de cereja branca. As que sobraram , coloquei numa caixinha de vidro e congelei. (Para ver no que dá).
    Coloquei os sacos na marquise, mas irei ficar atenta, para ver se não apodrecem e se não secam demasiado, senão qualquer dia só tenho os caroços.....
    E por falar em caroços.... esses ainda estão a secar ao sol, depois vou fazer almofadas para o reumático. (Bem precisamos).
    As vossas sacas são mais giras, devo confessar.
    Boas férias para vocês, se for o caso.
    Cumprimentos. majo

    ResponderEliminar
  10. Desculpem, esqueci-me de colocar o link....


    http://www.flickr.com/photos/31338833@N07/9471243845/

    ResponderEliminar
  11. Caríssimos,
    Só para vos informar que não foi boa ideia por as cerejas secas dentro das saquinhas. Ao fim de oito dias fui espreitar e estavam a começar a ficar com bolor. Ou não estavam bem desidratadas, ou estavam mal acondicionadas..... Bem desidratadas significa ficarem apenas com a pele e o caroço???? Em face disto, mudei-as para um cesto de vime e cobri o cesto com um pano. Vou vigiando. Acho que o melhor, mesmo, é comê-las já! Assim, não se estragam, nem preciso de ter mais trabalho......

    ResponderEliminar
  12. Último capítulo da novela das cerejas secas:

    Ao fim de dois dias estavam a ganhar bolor, pelo que optei por preservar as que restavam em caixas de plástico dentro do congelador.

    Fim da história :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que estavam bem secas, sem humidade?
      Aqui em casa não tivemos problema com bolor, mas em alguns sacos detectei larvas de traça. Por precaução usei a técnica que se usa com o feijão, congelei temporariamente para eliminar qualquer traça que possa existir. Agora ao descongelar vou ter de tomar muito cuidado por causa das condensações.
      Qual será o truque das passas comerciais?
      Possivelmente têm algum tratamento adicional, ou simplesmente são empacotadas com humidade controlada.
      A técnica aplicada nos figos, juntar farinha?
      Será que tem aplicação aqui?
      Também já me lembrei de colocar algum arroz dentro dos sacos, é um bom desumidificador.

      Estamos no campo das hipóteses e todas as ideias são bem vindas. Se não for este ano, será para os próximos que vamos conseguir. O problema se ter perdido muito do conhecimento do passado. O meu sogro recorda-se da mãe secar cereja. Claro que na Beira Baixa a humidade é muito menor que no litural.

      Obrigado majo pelas suas partilhas, entre todos havemos de encontrar a solução.

      Eliminar