terça-feira, 2 de julho de 2013

Armadilhas para a Mosca Mediterrânica

Foto retirada de :http://www.syngenta.com/country/pt/pt/culturas/Pomoideas/Problemas/Pages/MoscadoMediterraneo.aspx

A mosca mediterrânica é responsável por danos significativos nas frutíferas. Ao depositar os seus ovos no fruto, as larvas vão se desenvolver, estragando-o.
Não querendo usar produtos químicos, e a ideia de andar pelo pomar de mata moscas na mão também está fora de causa, resta-nos as armadilhas.

Há no mercado vários produtos para esse fim, mas nada melhor que recorrer ao “faça você mesmo”


Fazer quatro furos na parte inferior de uma garrafa, aproximadamente a 1/3 da altura.


Que líquido a colocar lá dentro? Nada mais simples.
Comprar o velho amigo, isso mesmo, o bacalhau salgado, nada de modernices de bacalhau ultra congelado. Como toda a gente sabe, colocar o bacalhau de molho. No final, comemos o bacalhau e damos a água às moscas. É justo, a gente também não gosta delas…

Encher aproximadamente metade do espaço disponível com a água do bacalhau.

Fazer uns suportes, para pendurar nas árvores, eu fiz em arame. Elas não demoram para começar a entrar.

Cá estão elas.
Quando eu fiz estas armadilhas há três semanas não se via mosca do mediterrâneo, mas sim outras moscas, agora deve de estar na época delas, são a maioria dentro das garrafas.

Guardo a água do bacalhau num local fresco e escuro e vou repondo. O que eu não esperava é que em três semanas a quantidade de moscas capturadas fosse tão elevada.
O liquido praticamente evaporou todo, ficando polpa de mosca…

Estas pelo menos não se vão reproduzir, são menos uns bons milhares no próximo ano.

Li em alguns locais sobre a quantidade de garrafas a colocar, na minha opinião, quanto mais melhor, eu tenho várias espalhadas por toda a zona onde estão as árvores de fruto e todas elas estão cheias. Se o objectivo é minimizar os efeitos da praga, quando menos moscas se reproduzirem melhor.

Nota: não convém colocar estas garrafas juntos de casas de habitação ou locais onde habitualmente há pessoas, a menos que estejam constipadas, porque o cheiro não é nada agradável.

4 comentários:

  1. hahaha... O cheiro não deve ser agradável mesmo não. É muita mosca hein...
    E o mais interessante é acabar com elas sem usar produtos químicos!

    ResponderEliminar
  2. agua de bacalhau resulta mas atrai todo o tipo de moscas, a certo ponto e dificil perceber se estamos realmente a capturar a ceratitis capitata, a dita mosca do mediterraneo. existe a venda um liquido proprio para esse efeito , e tambem armadilhas com feromonas em vez de liquido.epero ter ajudado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que há armadilhas próprias para a mosca do mediterrâneo, mas não são económicas e por incrível que parece, não tão eficazes. Montei as armadilhas antes da época da mosca do mediterrâneo e realmente as capturas começaram mas na época da mosca do mediterrâneo, observei as armadilhas e era muito significativo o número de moscas do mediterrâneo em relação às outras. A grande vantagem destas armadilhas é o seu custo ser praticamente zero, porque são efectuadas (quer o contentor quer o líquido) com matérias já utilizados.

      Eliminar
  3. Eu já experimentei a água de bacalhau, mas obtive melhores resultados com vinagre e açúcar. Tem a desvantagem que captura outros seres além das moscas, alguns benéficos.

    ResponderEliminar