Quem gosta da tradicional casca de laranja cristalizada de
Setúbal, recordação do tempo que extensos pomares de laranja envolviam a
cidade, dando origem à conhecida e deliciosa laranja da baía.
Primeiro passo é descascar as laranjas às tirinhas como se vê na foto e colocar dentro de água durante 3 dias, trocando a água pelo menos uma vez por dia.
De seguida faz-se uma calda de açúcar onde se colocam as cascas com cuidado para não as partir. Aqui é a parte chata porque demora algum tempo até atingir o ponto desejado
Sempre com cuidado e com a ajuda de uma espátula de madeira, vamos deslocando as cascas de forma a distribuir e movimentar na calda, até que fique praticamente sem liquido.
Quando está quase seco (nunca pode secar completamente senão fica em caramelo) retira-se as cascas com cuidado para não as partir nem queimar os dedos e colocam-se a solidificar numa superfície fria e não aderente. No meu caso a pedra da cozinha.
Ao fim de uma noite de repouso, já se podem manusear bem. Eu normalmente coloco num tabuleiro e ainda deixo uns dias ao sol, até ela ficarem sem colar de modo a poder armazenar dentro de frascos. Atenção que os francos não podem ser completamente herméticos, têm de deixar entrar algum ar, porque devido a haver alguma humidade nas cascas, se não houver arejamento podem aparecer bolores.
São boas para comer como sobremesa, tem de se ter cuidado porque apetece sempre mais uma, o sabor amargo da casca com o doce dá um paladar delicioso.
Outro acompanhamento é com um bom café expresso!!
ResponderEliminarValeu amigo,parece delícioso e vou fazer!
ResponderEliminarParece-me muito bom, tal como tudo o que tu te propões fazer.
ResponderEliminarBem Hajas Jorginho :)
Sabes o que pensei ... usar umas casquinhas destas na chávena do meu chá, que dizes?
Chá de maçã. gengibre e canela...com a tua casquinha de laranja ;)
É uma ótima ideia tenho de experimentar
EliminarÉ uma ótima ideia tenho de experimentar
EliminarParece uma receita deliciosa!
ResponderEliminarGrata pela inspiração,
Boas Festas!
Carla