terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O Primeiro Vinho

Para tudo tem de haver uma primeira vez e quando se tem uvas, há sempre a hipótese de uma dia se fazer vinho.
Foi o que aconteceu no ano passado, após a colheita das uvas vimos que com aquela quantidade se podia tentar qualquer coisa.
As videiras estão divididas em dois locais distintos, o Olival e o Vale Escuro



Uma das razões para a produção de uvas ser mais significativa este ano, relaciona-se com alguns cuidados que tive ao longo do seu desenvolvimento, nomeadamente uma poda mais correcta e orientada à produção, assim como o desbaste em verde, canalizando desta forma a energia da planta para os ramos destinados a produzir.  



Não sendo uma quantidade exagerada de uvas, os três bidões e uma caixa levaram a que a experiência se realizasse.  



Já que se faz, que se faça pelo método tradicional, o esmagamento foi feito pelos pés, na falta de recipiente próprio, um alguidar com pequenas porções de cada vez, serviu perfeitamente.



Após o esmagamento foram deixadas durante uma semana a fermentar numa tina de inox. Mexido duas a três vezes por dia a coisa foi tomando jeito, até parecia uma produção a sério.



Quando a fermentação violenta parou, uma semana depois, foi retirado o liquido, filtrado com um passador e colocado num outro recipiente também de inox para continuar a fermentação.



Aqui já se via a cor com que o produto final iria ficar. Como eram 50% escuras e 50% brancas o resultado final foi um tinto claro.



Não estamos em época de desperdícios e no mosto ainda havia muito liquido, como não tinha prensa improvisei uma. Rede de inox e mãos à obra.




Mosto colocado lá dentro e comprimido com uma bolacha de ferro.



Claro que só o peso da bolacha não faz nada, então algo tem de empurrar para baixo


A fonte de força é nada mais nada menos que o macaco hidráulico do carro. Pode parecer tudo muito arcaico, mas o resultado final foi bom, recuperados mais 12 litros.




Feitas as contas, ao todo 60 litros de vinho.





Para ser consumido com moderação ao longo do ano, digo com moderação porque saiu forte. Não sei o grau de álcool que tem porque não tinha pesa mosto no inicio da aventura, mas que é forte, realmente é.
Também não tem qualquer produto adicionado, apenas se trata de sumo de uva fermentado, é o regresso às origens, nada de produtos químicos. 







2 comentários:

  1. Isto é coisa de artista, só mesmo tu Jorginho!
    Adorei a tua criatividade ao longo de todo o processo, a prensa criada por ti, na verdade só mesmo a tua cabeça!!!
    Para principiante foi uma boa colheita, sei que não bebes, ou aliás bebes apenas em momentos muito especiais, vai dar para o ano inteiro.
    Contas bem feitas, e tu és bom em matemática, ainda dá para uns bons brindes durante 365 dias de alegria e boa disposição :D

    ResponderEliminar