quarta-feira, 26 de junho de 2013

Experiencia com Ervilhas

É habitual se encontrar disponível para plantar, vários tipos de legumes, mas ervilhas normalmente são plantadas directamente na terra. Foi o que fiz na primeira plantação, mas o clima este ano não ajudou, então eu resolvi dar uma ajuda. Coloquei ervilhas em tabuleiros para sementes e obtive este resultado.
Quando atingiram um tamanho razoável foram colocadas na terra. Convém ser antes das guias se começarem a prender umas às outras dificultando a operação de transplantação.
Fila após fila foram tomando forma, espaçamento entre elas entre 8 a 10 cm e entre filas aproximadamente 50cm.
Por fim, foi colocada uma rede à volta, não vá algum dos habitantes residentes da quinta ter tentações de provar o petisco primeiro que eu.
O sistema de rega usado foi micro-expressores rotativos, permite espalhar a água por uma zona grande sem ser necessário muito investimento. A parte negativa deste tipo de rega é a imensa quantidade de ervas que se aproveita da rega para crescer também.
Mas passado algum tempo já se vê os resultados.
No próximo fim de semana estas já devem de estar prontas para ir parar ao tacho.
As da primeira experiencia, as que coloquei directamente na terra, mesmo com os inconvenientes meteorológicos sobreviveram, e já cumpriram a sua obrigação, dando umas boas refeições de ervilhas com ovos.


Aqui faltava a conclusão, então hoje achei que era a oportunidade ideal, mas como uma imagem vale mais que mil palavras, deixo a conclusão em forma de imagem. Posso garantir que estava muito bom.



2 comentários:

  1. Parabéns Jorge pelo blogue, pelas tuas experiências.
    Aqui no caso das ervilhas nunca as plantei assim! Bem hajas pela forma com que consegues usar as sementes pela ordem da maternidade, na luta contra as intempéries.

    ResponderEliminar
  2. Olá bom preciso fazer um trabalho sobre ervilhas e queria muito o nome da semente que você plantou ! desde de já fico agradecida !

    ResponderEliminar