quinta-feira, 27 de junho de 2013

Experiencia com Alho Francês

O alho francês pode ser cultivado praticamente todo o ano sendo uma planta muito resistente, logo o ideal para quem está a iniciar na agricultura. O seu aproveitamento também é praticamente total, podendo as folhas verdes ser aproveitadas na confecção de sopas.
Nesta primeira experiencia optou-se por fazer um pequeno canteiro no meio das plantas naturais existentes, partindo do princípio que os insectos nativos iram sempre apreciar mais as plantas nativas do que as por nós plantadas.

Por inexperiência e devido à semelhança com a cebola, foi usada a mesma técnica de cultivo, as plantas foram colocadas ligeiramente de lado, apoiadas em parede de areia. Já vi que é um método errado, o alho francês deve de ser colocado logo na vertical.


Outro erro foi a profundidade a que foram plantados, como há uma ligeira elevação em relação ao solo, dificulta a amontoa. A parte mais interessante do alho francês é a branca, e para isso ela tem de estar debaixo do solo. Ao longo do crescimento da planta, deve de se efectuar umas cinco amontoas, de forma que ao mesmo tempo que a planta se desenvolve a sua raiz vá ficando cada vez mais profunda. Devido ao formato do canteiro houve alguma dificuldade nesta operação.



Ao longo da experiencia as plantas mostraram-se muito resistentes, tendo mesmo no inicio passado alguma sede, antes da instalação da rega automática. O seu desenvolvimento foi bastante bom e aos poucos têm sido usados nas sopas que faço quando estou na aldeia.


Bom apetite.

(em breve os resultados das novas experiencias, visto esta cultura ser continua ao longo do ano).

5 comentários:

  1. Vim retribuir a visita e adorei o blog...com certeza virei mais vezes aqui! abrs

    ResponderEliminar
  2. Valem todas as experiências, até mesmo aquelas onde somos menos felizes, mas partindo dum princípio que reconhecemos os nossos erros, só isso já nos torna definitivamente sabedores.
    Gostei da forma como percebes-te que o alho francês deve ser plantado na vertical, sim! Claro que sim :)
    A sopa está super convidativa, o que te vale nota máxima!
    Boas culturas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Tá ficando legal o blog...
    Continue assim...
    Parabéns

    ResponderEliminar
  4. Erro do ponto de exclamação, onde escrevi...
    "A sopa está super convidativa, o que te vale nota máxima."

    ResponderEliminar